3 Comentários
Avatar de User
Avatar de 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑆𝑎𝑙𝑒𝑠

Achei esse texto muito interessante, e me recordei da quantidade de pessoas que já vi defendendo “a natureza do homem (espécie)” sempre estando relacionada à algum comportamento negativo, para validar este mesmo comportamento e torná-lo mais aceitável. Incrível como nunca me dei conta disso antes.

Mas, mudando de assunto para o mesmo. Fiquei pensando em algo… Sempre que tenho fome fico com uma raiva desproporcional (como se o mundo tivesse culpa do meu estômago estar vazio). Será que isso é uma resposta evolutiva da nossa espécie, uma forma do nosso corpo nos fazer ir atrás do nosso próprio alimento, ou é mais uma forma que usamos de validar um comportamento ruim com sob a desculpa da tal “natureza humana”?

Expand full comment
Avatar de Josué Máximo

Essa é uma ótima pergunta.

Quando estamos com fome nosso corpo libera neurotransmissores que nos deixam em um estado maior de alerta para que estejamos mais propensos, atentos e dispostos para procurar comida, acontece que isso é um agente estressor, o mesmo que nos deixa atentos também tende a nos deixar mais irritados, é uma consequência do nosso processo evolutivo, ficamos mais estressados quando estamos com fome pois nosso corpo está precisando daquela energia e a falta dela o deixa estressado como uma forma de nos apressar para conseguirmos alimento. Isso não exclusivo da espécie humana, outros animais também ficam irritados quando estão com fome, mas somos os únicos que depois de comer pedimos desculpas por estarmos irritados.

Expand full comment